sábado, 27 de junho de 2009

FAZENDO CANTEIROS!!

Nas hortas extensivas a exploração das hortaliças é feita em grandes canteiros, que, por configuração natural do terreno, prescindem de valas de drenagem amiúdas, possibilitando o acesso às plantas, mesmo andando-se por sobre eles (tomates, abóboras, berinjelas, quiabo, etc.).

Entrementes, na exploração domiciliar o na exploração intensiva há quase que uma obrigatoriedade de construí-los.

Corno ficou estabelecido no capítulo da divisão do terreno, a gleba encontra-se dividida em grandes quadras, separadas pelos caminhos carroçáveis. Estas quadras, por sua vez, serão divididas em canteiros que no caso da pequena exploração devem variar de 1,00/1,20m de largura por 8,00/10,00m de comprimento e 0,10m de altura.

Para separar os canteiros faz-se pequenos caminhos com largura de 0,50m. Os caminhos de separação entre duas séries de canteiros devem ter 1,00m de largura (caminhos secundários). A construção dos canteiros é feita retirando-se a terra dos caminhos, ficando, portanto, em plano mais elevado, o que possibilita o escoamento do excesso de umidade e protegendo as plantinhas do perigo das enxurradas.

Nas grandes explorações onde quase todos os serviços são executados com arados e cultivadores, os canteiros deverão ficar no mesmo nível dos caminhos, podendo variar nas dimensões conforme as condições do terreno tipo de cultura que se vá explorar. Deve-se observar, no entanto, as curvas de nível do terreno e procurar locar as mudas de uma mesma linha na mesma altura.

Os canteiros de semeação deverão se localizar num dos extremos da horta, próximos à água, longe de árvores frondosas e em solo bem drenado, pois o excesso de umidade do solo faz com que se manifeste a “mela”, moléstia muito comum em canteiros mal cuidados.

A terra destes canteiros destinados exclusivamente a receber sementes deverá ser finamente pulverizada.

CREDITOS PARA

http://ww.criareplantar.com.br/horticultura/ahorticultura/ahorticultura.php?tipoConteudo=texto&idConteudo=1573

Nenhum comentário:

Postar um comentário