sábado, 27 de junho de 2009

PREPARANDO O TERRENO!!


Terreno bem limpo e convenientemente preparado são condições primordiais para a obtenção de maiores lucros. Costuma-se mesmo afirmar que um bom preparo do solo equivale a uma boa adubação.

A primeira operação consiste na retirada parcial obre a área a ser cultivada. Preferivelmente deve-se eliminar toda e qualquer vegetação que vá concorrer em água e em nutrientes com as hortaliças. Às vezes, pode-se conservar algumas espécies vegetais que pelo seu grande valor ou por outras quaisquer, justifiquem sua permanência no local.

Deve-se, contudo, estar ciente de que as árvores grandes exigem grandes quantidades de água e elementos minerais para sua manutenção, ainda muita sombra, prejudicando com isto o desenvolvimento hortaliças. Aconselhamos o arrancamento das árvores existentes, e o plantio de outras, de maior utilidade e em lugares mais convenientes. O destocamento deve ser perfeito, evitando-se com isto que os restos de raízes e troncos ocasionem dificuldades posteriores no manejo da terra. Uma vez executada a destoca deve-se encher novamente as covas com terra.

Além desses casos, se o terreno estar encharcado, deve-se recorrer ao processo da construção de drenos a fim de se conseguir o saneamento completo da gleba.

Completado o desbravamento, o passo seguinte será o da divisão do terreno em quadras, onde serão marcados e instalados os canteiros. Toda horta deve ser inicialmente dividida por dois caminhos chamados carroçáveis, cuja finalidade principal é facilitar o movimento dos veículos no transporte dos materiais para a horta e na carga dos frutos para a venda nos centros de consumo.

Estes caminhos devem ir desde a porteira de entrada, passar pela frente de todas as benfeitorias da propriedade e chegar até ao campo de cultura. Sua largura mínima deverá ser de 2,60m devendo ainda ser para que as águas das chuvas corram livremente pelos lados onde deve ser construído pequeno rego pouco profundo promovendo, assim, escoamento rápido das águas pluviais.

Uma das primeiras benfeitorias a ser executadas é a da perfuração do poço. Este será de suma importância para os trabalhos subseqüentes. Sua localização deverá ser bem estudada e preferivelmente deverá se localizar em nível superior ao local em que irá se construir a sede da propriedade agrícola. Será de inteira conveniência que ele diste no mínimo 50 metros das esterqueiras e 25 metros do campo de cultura.

A escolha do local para a localização da casa-sede é de grande importância devendo estar situada em conformidade com o tamanho da propriedade. Se a propriedade for pequena, sendo a exploração agrícola intensiva a localização ideal será a da construção próxima à porteira de entrada. Se, todavia, a propriedade agrícola for grande e cuidar da exploração extensiva, localizaremos a sede em posição central.
A construção das demais benfeitorias tais como cocheira, rancho para abrigar carroças, máquinas e implementos agrícolas, paiol, depósito de adubos etc., também deve ser cuidadosamente estudada.

Sua localização deverá ser próxima à sede e estar no circuito compreendido pelos caminhos carroçáveis.

CREDITOS PARA

http://www.criareplantar.com.br/horticultura/ahorticultura/ahorticultura.php?tipoConteudo=texto&idConteudo=1573

Nenhum comentário:

Postar um comentário